Resolva de uma vez por todas esse tipo de problema em sua empresa
Isso acontece com você?
Se sua resposta foi SIM, você não está sozinho(a), esse é um problema comum na hora de vender móveis planejados, mas eu tenho uma boa notícia para você, existem 3 ações que você pode executar que diminuirão consideravelmente a quantidade de pessoas que “somem” logo após receberem o seu orçamento e é isso que eu vou te ensinar nas próximas linhas.
E ainda deixei uma dica bônus no final desse artigo =)
Você pode estar pensando que o principal motivo está no preço que você apresentou em seu orçamento, mas eu posso te dizer que o problema na verdade está no seu processo de vendas. O erro acontece bem antes de você começar a fazer o projeto para esses clientes.
O motivo número um é: você não alinhou as expectativas com esse potencial cliente.
Isso mesmo, o maior motivo para o “sumiço” de potenciais clientes, após receberem o orçamento, é a falta de alinhamento de expectativas já nas primeiras conversas.
Para você resolver esse problema de uma vez por todas, garanta que esses 3 passos foram executados:
1 – Você precisa falar sobre valores:
É extremamente importante que você fale sobre valores com esse potencial cliente antes de avançar para o projeto. Eu sei que falar sobre valores às vezes pode ser desconfortável, mas eu te garanto que perder tempo fazendo um projeto que depois você irá jogar fora é muito mais desconfortável.
Você pode fazer uma dessas perguntas aqui:
— Nós sabemos que um projeto desse, geralmente, ficaria entre 15 mil e 35 mil, dependerá muito dos materiais que iremos utilizar. Dentro dessa faixa de preço, qual seria o valor ideal para o que você imagina investir no seu projeto?
— Qual seria o valor máximo que você está disposto a investir nesse projeto?
Isso vai evitar que você faça o que eu chamo de “trabalho burro”, que é ficar projetando para pessoas que nunca iriam comprar de você desde o começo por não terem condições de pagar o seu preço, e também vai evitar que você assuste o cliente com um valor muito acima do que ele poderia pagar.
2 – Aumente o nível de comprometimento do cliente:
Se você já passou pela barreira dos valores, agora você precisa aumentar o nível de comprometimento desse potencial cliente com você.
Um problema muito comum que costuma acontecer principalmente com lojistas é: depois do projeto pronto, agendar a apresentação com o cliente e ele não aparecer no dia.
Uma forma de evitar que você trabalhe à toa, mesmo que o cliente tenha condições de pagar, é: antes de começar a projetar, você já agenda a apresentação desse projeto com esse cliente em uma data e horário específico. Assim que ele confirmar que ele tem agenda para esse dia e horário, reforce a importância dessa fase do projeto e também que você está completamente comprometido com o projeto dele.
E só após essa confirmação de presença é que você vai começar a projetar.
3 – Mantenha contato constante enquanto executa o projeto:
epois de tudo alinhado com esse potencial cliente, você só precisa garantir que ele continue comprometido com o projeto dele e também reforçar que você está comprometido com ele.
Nessa fase, você pode enviar fotos ou vídeos de algumas partes do projeto para esse cliente sentir o “gostinho” do que ele vai ver no dia em que você agendou a apresentação do projeto.
Com um processo de vendas organizado, as suas chances de vender mais (com menos esforço) aumentam consideravelmente.
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