Dono de marcenaria, você envia o orçamento dos móveis planejados e o cliente some? Faça isso!

Resolva de uma vez por todas esse tipo de problema em sua empresa

Isso acontece com você?

Se sua resposta foi SIM, você não está sozinho(a), esse é um problema comum na hora de vender móveis planejados, mas eu tenho uma boa notícia para você, existem 3 ações que você pode executar que diminuirão consideravelmente a quantidade de pessoas que “somem” logo após receberem o seu orçamento e é isso que eu vou te ensinar nas próximas linhas.

E ainda deixei uma dica bônus no final desse artigo =)

Você pode estar pensando que o principal motivo está no preço que você apresentou em seu orçamento, mas eu posso te dizer que o problema na verdade está no seu processo de vendas. O erro acontece bem antes de você começar a fazer o projeto para esses clientes.

O motivo número um é: você não alinhou as expectativas com esse potencial cliente.

Isso mesmo, o maior motivo para o “sumiço” de potenciais clientes, após receberem o orçamento, é a falta de alinhamento de expectativas já nas primeiras conversas.

Para você resolver esse problema de uma vez por todas, garanta que esses 3 passos foram executados:

1 – Você precisa falar sobre valores:

É extremamente importante que você fale sobre valores com esse potencial cliente antes de avançar para o projeto. Eu sei que falar sobre valores às vezes pode ser desconfortável, mas eu te garanto que perder tempo fazendo um projeto que depois você irá jogar fora é muito mais desconfortável.

Você pode fazer uma dessas perguntas aqui:

— Nós sabemos que um projeto desse, geralmente, ficaria entre 15 mil e 35 mil, dependerá muito dos materiais que iremos utilizar. Dentro dessa faixa de preço, qual seria o valor ideal para o que você imagina investir no seu projeto?

— Qual seria o valor máximo que você está disposto a investir nesse projeto?

Isso vai evitar que você faça o que eu chamo de “trabalho burro”, que é ficar projetando para pessoas que nunca iriam comprar de você desde o começo por não terem condições de pagar o seu preço, e também vai evitar que você assuste o cliente com um valor muito acima do que ele poderia pagar.

2 – Aumente o nível de comprometimento do cliente:

Se você já passou pela barreira dos valores, agora você precisa aumentar o nível de comprometimento desse potencial cliente com você.

Um problema muito comum que costuma acontecer principalmente com lojistas é: depois do projeto pronto, agendar a apresentação com o cliente e ele não aparecer no dia.

Uma forma de evitar que você trabalhe à toa, mesmo que o cliente tenha condições de pagar, é: antes de começar a projetar, você já agenda a apresentação desse projeto com esse cliente em uma data e horário específico. Assim que ele confirmar que ele tem agenda para esse dia e horário, reforce a importância dessa fase do projeto e também que você está completamente comprometido com o projeto dele.

E só após essa confirmação de presença é que você vai começar a projetar.

3 – Mantenha contato constante enquanto executa o projeto:

epois de tudo alinhado com esse potencial cliente, você só precisa garantir que ele continue comprometido com o projeto dele e também reforçar que você está comprometido com ele.

Nessa fase, você pode enviar fotos ou vídeos de algumas partes do projeto para esse cliente sentir o “gostinho” do que ele vai ver no dia em que você agendou a apresentação do projeto.

Com um processo de vendas organizado, as suas chances de vender mais (com menos esforço) aumentam consideravelmente.





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